Reserva Indígena - Aldeia Txag'ru Mirawê - Tribo Pataxó em Porto Seguro

Para começar, fizemos o passeio com a Azul Receptivo. Chegamos logo cedo à Aldeia, que está localizada a cerca de 20 km de Porto Seguro e próxima à Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália.
Logo na chegada, fomos recebidos com uma palestra dirigida por um dos pataxós, que nos contou curiosidades e fatos sobre a cultura indígena. A palestra é aberta à perguntas/dúvidas dos visitantes.
Nessa foto abaixo, foi o momento exato em que nos contaram sobre as pinturas faciais, que são diferentes para o solteiro, o casado e até o encalhado. Rsrs.
Nos contaram também sobre as armadilhas, que tanto eram para pegar alguma caça, como também se proteger de algum animal feroz. Nos contaram também sobre a diferença do pau brasil verdadeiro e o falso.
A aldeia, mais do que a habitação, é também um local de trabalho para os índios, por isso, antes de irmos embora, é nos mostrado os diversos artesanatos que diz respeito à cultura deles. E, olha, é uma tentação, pois você acaba querendo levar tudo pra casa.
Ao final do passeio, eles nos agradecem com dança e cântico indígena, no idioma patxôhã. E na despedida, é nos oferecido um peixe cozido na folha de patioba que, por sinal, é uma delícia!

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais detalhes desse passeio incrível, enriquecedor e inesquecível!

You May Also Like

0 comments